Estou no setor
de Vendas, Comunicação e Eventos há alguns anos. Tudo é venda! Uso esta frase
sempre porque é um fato. Estamos o tempo todo vendendo uma ideia, um serviço,
um produto... Usando as palavras, postura e sentimentos corretos, você é capaz
de vender qualquer coisa. O oposto também é verdade. Se você usa as palavras,
sentimentos e posturas equivocadas, pode destruir qualquer empresa ou
reputação. Seguem exemplos.
Recentemente,
tentei contratar duas palestrantes de renome no país. Vou chamá-la de X e Y. Com
nenhuma delas é possível ter contato direto, somente com a assessoria,
responsável pela venda do serviço (a palestra). A assessora da palestrante X,
depois de 6 meses de inúmeras tentativas de contato, respondeu a duas ligações
informando que responderia os e-mails em seguida... Nunca respondeu. E eu bem
que tentei.
A representante
da Y, antes mesmo de me dizer o preço da palestra de quem eu desejava
contratar, informou que trabalhava com outros palestrantes, e começou a elencar
as qualidades de uma em especial que seria “melhor para o evento” do que a solicitada.
Em seguida, me passou o orçamento pedido com preço completamente fora da média
do mercado e repleto de exigências, no mínimo, suspeitas. O que me fez, claro,
observar com mais atenção a proposta oferecida para segunda opção.
Mais um: Entrei numa
determinada loja de produtos de limpeza. Sim, sou maluca por produtos de
limpeza. O local trabalha com produtos especiais, tanto para comércio quanto
para residência. Sentada, atrás de um balcão no fundo da loja, estava a
atendente. Música alta, atenta à tela do computador e ao telefone móvel. Entrei,
olhei todos os produtos. Quando tinha alguma dúvida, dirigia-me até o final da
loja e perguntava. Ela não sabia quando chegariam os produtos que perguntei, não
me oferecia outras opções (eu as encontrei sozinha) continuou conversando no
celular e se levantou apenas para pegar o troco quando efetuei o pagamento. Simples
assim.
Palestras e produtos
de limpeza estão em “patamares” bem diferentes, concorda? Mas, nas três
situações, tem ao menos uma coisa em comum: tanto as palestrantes quanto o dono
ou dona da loja de produtos não têm a mínima noção de quem está vendendo o
produto deles. Pode saber o nome, pagar o salário ou comissão, mas não têm
ideia de como este produto está sendo negociado (ou não) pelas pessoas que escolheram
para representá-los.
Preparação para
vendas vai além do currículo. Vender é uma arte! Para efetuar uma boa venda
você precisa, no mínimo, estar conectado com o produto e amar o que vende,
criar um bom ambiente e boas situações, observar com atenção o cliente, ser
organizado, atento.
Quanto ao
contratante ou proprietário do estabelecimento, deve estar presente e, além de
ter todo conhecimento do vendedor, precisa ser um observador contínuo do seu
trabalho. Já ouviu o ditado “O que engorda o gado é o olho do dono”? É um fato!
Se você não conhece todas as etapas do processo, como quer que alguém que
esteja insatisfeito com o trabalho ou tenha interesses conflitantes possam
render bons frutos a você? Não funciona!
Se você não
valorizar seu patrimônio, em todos os sentidos, ninguém inconsciente vai fazer
por você. E digo inconsciente porque, um profissional, em qualquer patamar, que
esteja consciente do seu potencial e do potencial da sua empresa, vai crescer
junto com ela, independente de estar sendo observado ou não. Ele vai tratar seu
cliente como cliente dele, vai amar seu produto, como (ou até mais que) você.
Vai buscar alternativas para melhorar profissionalmente a cada dia. E,
consequentemente, vai dar ótimos resultados para o seu negócios!
Pense nisso.
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