Descubra o novo site

kassialuana.com

Clique aqui!

sábado, 4 de maio de 2019

Você sabe quem está vendendo o seu produto?



Estou no setor de Vendas, Comunicação e Eventos há alguns anos. Tudo é venda! Uso esta frase sempre porque é um fato. Estamos o tempo todo vendendo uma ideia, um serviço, um produto... Usando as palavras, postura e sentimentos corretos, você é capaz de vender qualquer coisa. O oposto também é verdade. Se você usa as palavras, sentimentos e posturas equivocadas, pode destruir qualquer empresa ou reputação. Seguem exemplos.

Recentemente, tentei contratar duas palestrantes de renome no país. Vou chamá-la de X e Y. Com nenhuma delas é possível ter contato direto, somente com a assessoria, responsável pela venda do serviço (a palestra). A assessora da palestrante X, depois de 6 meses de inúmeras tentativas de contato, respondeu a duas ligações informando que responderia os e-mails em seguida... Nunca respondeu. E eu bem que tentei.

A representante da Y, antes mesmo de me dizer o preço da palestra de quem eu desejava contratar, informou que trabalhava com outros palestrantes, e começou a elencar as qualidades de uma em especial que seria “melhor para o evento” do que a solicitada. Em seguida, me passou o orçamento pedido com preço completamente fora da média do mercado e repleto de exigências, no mínimo, suspeitas. O que me fez, claro, observar com mais atenção a proposta oferecida para segunda opção.

Mais um: Entrei numa determinada loja de produtos de limpeza. Sim, sou maluca por produtos de limpeza. O local trabalha com produtos especiais, tanto para comércio quanto para residência. Sentada, atrás de um balcão no fundo da loja, estava a atendente. Música alta, atenta à tela do computador e ao telefone móvel. Entrei, olhei todos os produtos. Quando tinha alguma dúvida, dirigia-me até o final da loja e perguntava. Ela não sabia quando chegariam os produtos que perguntei, não me oferecia outras opções (eu as encontrei sozinha) continuou conversando no celular e se levantou apenas para pegar o troco quando efetuei o pagamento. Simples assim.

Palestras e produtos de limpeza estão em “patamares” bem diferentes, concorda? Mas, nas três situações, tem ao menos uma coisa em comum: tanto as palestrantes quanto o dono ou dona da loja de produtos não têm a mínima noção de quem está vendendo o produto deles. Pode saber o nome, pagar o salário ou comissão, mas não têm ideia de como este produto está sendo negociado (ou não) pelas pessoas que escolheram para representá-los.

Preparação para vendas vai além do currículo. Vender é uma arte! Para efetuar uma boa venda você precisa, no mínimo, estar conectado com o produto e amar o que vende, criar um bom ambiente e boas situações, observar com atenção o cliente, ser organizado, atento.

Quanto ao contratante ou proprietário do estabelecimento, deve estar presente e, além de ter todo conhecimento do vendedor, precisa ser um observador contínuo do seu trabalho. Já ouviu o ditado “O que engorda o gado é o olho do dono”? É um fato! Se você não conhece todas as etapas do processo, como quer que alguém que esteja insatisfeito com o trabalho ou tenha interesses conflitantes possam render bons frutos a você? Não funciona!  

Se você não valorizar seu patrimônio, em todos os sentidos, ninguém inconsciente vai fazer por você. E digo inconsciente porque, um profissional, em qualquer patamar, que esteja consciente do seu potencial e do potencial da sua empresa, vai crescer junto com ela, independente de estar sendo observado ou não. Ele vai tratar seu cliente como cliente dele, vai amar seu produto, como (ou até mais que) você. Vai buscar alternativas para melhorar profissionalmente a cada dia. E, consequentemente, vai dar ótimos resultados para o seu negócios!

Pense nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário