quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Você já se limpou hoje? Espero que sim!

Você está sempre limpando algo:  toma banho, escova os dentes, lava roupas, pratos, cabelos, cachorro, corta e limpa as unhas; limpa a casa, limpa a mesa de trabalho, o Jardim, varre o quintal, limpa o armário, lava o carro...
Mas, e a sua mente, quando você limpa? Quando foi a última vez que você tirou alguns minutos para, simplesmente, limpar a mente? Espero, sinceramente, que você tenha respondido enfaticamente “hoje”. Mas, se não, tenho uma Boa notícia: você pode começar agora.
Imagine a nossa mente como uma grande esponja que passa o dia inteiro absorvendo informações de diversos tipos: notícias, problemas de trabalho, situações pessoais, etc. Agora imagine que, quando você vai dormir, essa esponja, que já está superlotada, sonhe ou tenha pesadelos, ideias... ou seja, continue absorvendo. E no outro dia começa tudo de novo. Anos e anos...
Quantas vezes você já se viu tão cansado que não conseguia fazer ou aprender mais nada? Ou se viu errando cálculos bobos ou muito desatento as coisas ao seu redor? Quantas vezes você já se pegou tendo pesadelos recorrentes? Sinto te informar, mas a culpa é toda sua. Você está sendo ingrato com a sua mente. Faz limpeza de pele, cuida do corpo, da casa, do carro, mas não cuida do gerador de tudo isso, do que faz tudo isso ser real: a sua mente.
Todos os dias, faço essa limpeza ao acordar e antes de dormir. Utilizo a meditação ao acordar e a gratidão antes de dormir. Cancelo todos os pensamentos ruins que queiram se aproximar, tiro alguns minutos para rir um pouco, observar a natureza, ver um filme engraçado, olhar o sol pela janela ou fazer uma caminhada... Isso sim é “limpar a mente”.
Fazendo a limpeza ao acordar, seu dia começa mais leve e mais produtivo. Fazendo antes de dormir, você afasta da mente todo e qualquer pensamento ruim que possa, acidentalmente, ter entrado ali. E coloca os pensamentos bons para “descansar”. Como é possível ter pesadelos ou um sono ruim se a sua mente está serena, tranquila e você está feliz?
Praticando, você se torna mais produtivo, mais calmo, mais leve e mais feliz. Dentre outras coisas.
Então, corra e vá se limpar! Você merece!
Muito obrigada!
Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário