Descubra o novo site

kassialuana.com

Clique aqui!

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Desmitificando o Sexo e a Libido



Em nossa sociedade, o sexo há séculos vem sendo tratado como pecaminoso, sujo, vulgar... Algo do qual deveríamos nos envergonhar, que deveria ficar escondido, oculto. É uma ótima forma de manipulação da “massa”. Reprimir! 



Muitas pessoas nunca falaram do tema com os pais. Nas aulas de Educação Sexual, o clima ficava tão tenso que dava para cortar com uma faca. Milhares de mulheres que não conhecem bem seu próprio corpo. Homens que acreditam que o sexo é apenas “chegar ao orgasmo e ponto final” e que sua única zona erógena é o pênis.

Pais que não querem nem pensar no fato da filha falar ou fazer sexo. Mães que não sabem explicar aos filhos o que é o verdadeiro prazer sexual e a função do ato porque nem sabem ao certo o que é isso.

Mas note que, tudo que lutamos contra, que negamos, uma hora vem à tona e, inevitavelmente, temos que lidar com aquilo. Eles aparecem em forma de relações frustrante e vazias, traumas, sensação de falta, de estar incompleto, tristeza, falta de motivação...

Responda a essas perguntas antes de continuar lendo este texto:
  • ·        Como você se sente com relação ao sexo?
  • ·        Você conhece bem seu próprio corpo? Como se sente em relação a ele?
  • ·        Quanto tempo você se dedica a conhecer o corpo do seu parceiro?
  • ·        Como você se sente após uma relação sexual? Cansado, esgotado? Feliz e criativo?
  • ·        Você fala de sexo com naturalidade ou vergonha?

Agora, vamos falar sobre libido.
Das várias definições da palavra libido, alguns são bem interessantes:
  • ·        “Libido é o substantivo feminino com origem no latim libido e que é usado para descrever o desejo ou impulso sexual de um homem ou mulher. No âmbito da psicologia, a libido é fundamental para entender o comportamento humano, porque o condiciona e é vista como a energia que direciona os instintos vitais”;
  • ·        “Libido é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida”;
  • ·        “É uma manifestação da vida psíquica que ocorre em fases distintas”.

Agora vai o meu conceito sobre o tema: Libido é força criadora. É poder, energia. Se bem direcionada, a libido é capaz de impulsionar os seres a feitos inimagináveis em todas as áreas da vida. Vai muito além de sexo.

Direcionar esta energia para projetos é uma ótima forma de obter sucesso. Tente, por exemplo, inserir um desejo no momento em que atingir o orgasmo e veja o mesmo acontecer. É magico!

Usar este poder de forma positiva demanda autoconhecimento, seja mental que corporal. E para que esta energia poderosíssima seja bem aproveitada, é preciso que estas conexões sejam feitas com pessoas que estejam vibrando na mesma frequência que você e também com um alto nível de autoconhecimento. 

Quando você se relaciona com uma pessoa equilibrada, completa, feliz, após a relação você se sente pleno, feliz, satisfeito, em harmonia. Há uma troca intensa de energia e não uma subtração, como geralmente acontece em relações desequilibradas e desarmoniosas.

O sexo, a meu ver, é um ato meditativo. Meditar é manter o foco em um assunto ou em nada. E, se você está totalmente envolvido na relação sexual, você está meditando, praticando autoconhecimento, se aprofundando em seu mundo e no mundo do outro. Não é uma busca pelo prazer final, já que todo ato se torna prazeroso e recompensador. O orgasmo é só um “plus”, um “à mais” ... E não é o fim.

Quando o parceiro é compatível, quando vocês estão ressoantes positivamente, ao invés do ato ser cansativo e frustrante, ele é revigorante e fortalecedor.

É por isso que, durante a juventude, é mais complicado conhecer o real poder e significado do sexo. Usamos o ato como um meio de descarregar energia e suprir carências, satisfazer o outro ou apenas por puro instinto. Não escolhemos bem o parceiro. E daí nascem todos os problemas já citados. Ainda estamos rodeados pelos tabus ensinados e traumas criados e não temos a capacidade de aproveitar o ato como ele merece e deve ser aproveitado.

Quando o segundo degrau da pirâmide de Maslow (que seria relacionamentos, mas no fundo é apenas completude sexual ou satisfação) é resolvido, você pode passar para outros degraus e se dedicar a causas muito maiores, como amor, espiritualidade, crescimento, evolução... É aí que você encontra a felicidade!

Pense sobre isso! Pesquise, estude-se, rasgue os véus, seja livre!

Namastê
Muito obrigada!
Kássia Luana

Nenhum comentário:

Postar um comentário